Notícias

Fique por dentro de tudo que vai acontecer na maior festa de fim de ano do Brasil.

18 de dezembro, 2017

Guardas Civis são qualificados para atuação no Réveillon

Cerca de 100 profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) participam, nesta quinta-feira (12), no auditório do Parque Social, no Parque da Cidade, de capacitação para a atuação durante o Festival Virada Salvador 2018. O foco do encontro foi a rede de promoção e enfrentamento para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foram prestadas orientações aos guardas civis sobre o enfrentamento da violência contra os diferentes grupos em situação de vulnerabilidade social.

Para o coordenador de Prevenção à Violência da GCM, André Rocha, a palestra, além de qualificar os servidores para atuação nos dias da festa de virada de ano, ajuda a trazer esses conhecimentos para o cotidiano da corporação. “Essa qualificação servirá para os servidores que rotineiramente lidam com esses problemas no dia a dia”, afirmou Rocha. “Estávamos qualificados para conter problemas. Agora sei lidar melhor com essas pessoas”, comentou o guarda Gilmário Dias.

A GCM vai contar com um efetivo de 510 profissionais por dia, trabalhando para garantir a segurança das pessoas que vão acessar a Arena Daniela Mercury. A corporação prestará apoio aos diversos órgãos do município relacionados à festa, na proteção ao patrimônio público e atividades de fiscalização e ordenamento, patrulhamento preventivo, além das ações de prevenção à violência, com distribuição de folders com dicas de segurança e pulseiras de identificação de crianças.

Verão – Durante o verão, o patrulhamento efetivo da orla de Salvador será reforçado com mais 60 agentes da Guarda Civil Municipal. No total, serão 30 prepostos a mais que o efetivo convencional disponibilizado para o período. Os agentes atuarão em rondas programadas utilizando bicicletas, motocicletas e automóveis, com atuação mais destacada no trecho entre os bairros da Barra e do Rio Vermelho.

A ação consiste no patrulhamento do patrimônio público, buscando garantir a manutenção da sensação de segurança para soteropolitanos e turistas que desejem conhecer ou revisitar a orla marítima da capital baiana. As equipes saem todas da base da GCM, na Avenida San Martin, com os agentes percorrendo pontos como Porto da Barra/Morro do Cristo, Cristo/Ondina, e assim por diante.